Vantagens do trabalho presencial: Quais são?

Novo estudo aponta os benefícios para quem vai ao escritório – e que podem faltar no home office. Para os colaboradores que possuem foco no desenvolvimento de carreira, o trabalho presencial pode ajudar. Eu reconheço. Todos amamos as regalias do home office. Poder trabalhar de pijama, tomar café da manhã com calma, abrir o notebook

18 de maio de 2023

Novo estudo aponta os benefícios para quem vai ao escritório – e que podem faltar no home office.

Para os colaboradores que possuem foco no desenvolvimento de carreira, o trabalho presencial pode ajudar.

Eu reconheço.

Todos amamos as regalias do home office. Poder trabalhar de pijama, tomar café da manhã com calma, abrir o notebook para chegar ao trabalho. Para os privilegiados que têm essa oportunidade, é fácil se adaptar aos confortos e conveniências de ter um escritório em casa. Isso sem falar do maior contato com os filhos, sejam humanos, doguinhos ou gatos.

Parece estranho pensar que, pouco tempo atrás, o home office era a exceção nos modelos de trabalho. A pandemia da Covid-19, porém, forçou o mundo dos escritórios a se adaptar. Entre gregos e troianos, o home office arrecadou fãs e haters, mas se colocou no mapa como uma alternativa viável para grande parte do mercado.

Passada a pandemia da Covid-19, o home office passou a ser deixado um pouco de lado, tais quais as máscaras cirúrgicas. Surgia então o modelo híbrido.


Leia também!
Trabalho híbrido: Coworkings cada vez mais fortes com o formato, diz estudo.

A reavaliação do trabalho presencial

Obviamente, os fãs mais fervorosos do home office viram-se obrigados a retomar uma rotina que, antes, parecia perfeitamente normal e aceitável: ir presencialmente ao escritório. Mas algo havia mudado. Depois de 2 anos de pandemia, o estilo de vida do home office permitiu que muitos colaboradores pudessem equilibrar, de maneira mais saudável, a vida pessoal e o trabalho.

Como resultado, a volta aos escritórios tornou clara a necessidade por flexibilidade nos formatos de trabalho – na qual o modelo híbrido estava pronto para atender. Mas os colaboradores queriam algo a mais. Algo que justificasse as horas perdidas no trânsito, os custos de alimentação e transporte e até o desgaste físico e mental para os deslocamentos mais longos. 

Era necessário uma validação, um motivo para que o trabalho presencial fosse justificável em relação a uma mesma tarefa que pudesse ser feita no conforto do lar. E claro que nós escrevemos sobre isso, neste post aqui no blog:

Leia também! Admirável trabalho novo: A vida de escritório mudou no pós-pandemia.

Mas termina de ler aqui primeiro, ok? Pra não perder o fio da meada.

Novo estudo sobre o trabalho presencial

Enfim, chegamos à consolidação do modelo híbrido no mercado de trabalho. Se você vai ao escritório 2 ou 3 vezes por semana, seus amigos ou conhecidos provavelmente também encaram uma rotina semelhante – ao menos aqueles que trabalham no ar condicionado.

E para demonstrar outro fator que só o trabalho presencial pode oferecer, um estudo recente desenvolvido pelo WFH Research, cujo grupo incluía o economista Nicholas Bloom (da Universidade de Stanford nos Estados Unidos), parece ter identificado o desenvolvimento de carreira como um ponto positivo às idas ao escritório – principalmente para os mais jovens.

A amostra do estudo contava com mais de 2.400 adultos americanos que estavam empregados, que poderiam trabalhar de casa e que dessem suporte a cargos de liderança em empresas como, por exemplo, a JPMorgan.

Para quais insights o estudo apontava?

Basicamente, o estudo demonstra como a proximidade de colaboradores e seus gerentes ou líderes, dentro do contexto do trabalho presencial, permitiu um maior desenvolvimento de carreira. Seja nas conversas durante a pausa do cafezinho ou através de reuniões focadas na pauta de carreira, os colaboradores agregaram atividades que, nas suas rotinas de escritório, permitiram um maior desenvolvimento profissional.

Confira alguns dos números da pesquisa:

  • Colaboradores que trabalham no escritório gastam 25% mais tempo em atividades de desenvolvimento de carreira, em comparação aos que trabalham somente em home office.
  • Quem trabalha no escritório gasta cerca de 40 minutos a mais, por semana, para orientar outros colaboradores no desenvolvimento de carreira – em comparação aos líderes e gerentes que trabalham remotamente.
  • Trabalhadores do formato presencial gastam 15 minutos a mais, por semana, em desenvolvimento profissional e atividades de aprendizado, em relação aos colegas em home office.

A pesquisa também traz um panorama sobre o modelo híbrido nos Estados Unidos:

  • Quase metade dos funcionários que podem fazer home office estão em um modelo híbrido de trabalho.
  • Um terço dos funcionários trabalham exclusivamente pelo modelo presencial.
  • 20% dos funcionários estão exclusivamente trabalhando de casa.


Leia também!
Saiba as vantagens do espaço compartilhado.

O que você achou desses números?

O que achou desses resultados? Se quiser saber mais sobre a pesquisa, basta acessar este link aqui. Mas depois de tantos dados de pesquisa, é o hora do momento publi (sim, jamais perderei uma oportunidade para isso)!

Se você possui uma empresa e gostaria de aplicar as benesses do trabalho presencial para o seu time, a Blocktime Coworking conta com toda infraestrutura para sua equipe. Temos 2 unidades no bairro de Pinheiros, em São Paulo, e vamos te mostrar rapidinho o que cada uma oferece. Vamos lá! 

Unidade Heroes da Blocktime

A Unidade Heroes conta com 3 salas de reuniões, todas com infraestrutura completa: internet de alta performance, ar condicionado Smart TV com entrada HDMI e ChromeCast e câmera videoconferência.

E fique tranquilo: o cafezinho é por nossa conta.

A Heroes também conta com muitas salas privativas: são 8 ao total (eu disse que era bastante), equipadas com toda infraestrutura que seu time precisa. Além de cadeiras ergonômicas que trazem conforto para encarar o dia a dia do trabalho, vocês contarão também com acesso a uma copa completa, além do ar condicionado.

Quer conhecer? Venha fazer uma visita! 

Unidade Heroes: Rua Galeno de Almeida, 188, Pinheiros, próxima à estação Sumaré da Linha Verde 

Unidade Urban da Blocktime

Nossa outra unidade fica pertinho! A Unidade Urban conta com 7 salas privativas, todas equipadas para receber empresas que procuram um espaço conveniente e confortável para suas equipes, com internet de alta performance, ar condicionado e cadeiras ergonômicas.

Mas claro que a Urban também possui salas para você fazer reuniões com sua equipe, parceiros de negócio e clientes: há 2 disponíveis, com toda infra estrutura citada acima, além dos serviços de recepção e copa.

Se você sente que esse é o seu novo local de trabalho (siga seus instintos, minha avó sempre dizia), venha comprovar!

Unidade Urban: Rua Artur de Azevedo, 289, Pinheiros, próxima à estação Oscar Freire da Linha Amarela 

Quer ver mais conteúdos como este??

Aqui na Blocktime Coworking, estamos sempre de olhos nas notícias mais relevantes sobre o mundo do trabalho: coworking, home office, modelo híbrido, trabalho presencial, dicas de produtividade e de bem estar: nada escapa ao nosso radar!

Para ficar atualizado desse universo, conte com o Blog da Blocktime e, se quiser trazer sua empresa para nosso coworking, venha tomar um café conosco!

Agende sua visita na Unidade Heroes ou na Unidade Urban e confira as vantagens de fazer parte do nosso coworking.

Leia também

João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.