fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
[email protected]
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
[email protected]
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

ADMIRÁVEL TRABALHO NOVO: A VIDA DE ESCRITÓRIO MUDOU NO PÓS-PANDEMIA

ADMIRÁVEL TRABALHO NOVO: A VIDA DE ESCRITÓRIO MUDOU NO PÓS-PANDEMIA

O MODELO HÍBRIDO JÁ NÃO BASTA: COLABORADORES DEMANDAM UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO

A Covid-19 abalou também a vida no escritório. Entenda o desafio em manter relevante a experiência presencial de trabalho no pós-pandemia.

O que era vidro, se quebrou. Para muitos, a pandemia estilhaçou a clássica jornada de trabalho.

O home office apresentou uma nova alternativa, na qual dispensava os longos deslocamentos casa-escritório, além de permitir um dress code mais… casual (admita, você já fez um call com calças de pijama). O conforto e a conveniência, além do maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, fez o novo modelo ser bem aceito pelos colaboradores.

Em um segundo momento, após a vacinação contra o coronavírus e a reabertura dos escritórios, o modelo híbrido, no qual home office e trabalho presencial alternam-se durante a semana, tornou-se a principal escolha em grande parte das empresas.

Seja um ou outro, ambos modelos fizeram com que colaboradores valorizassem ainda mais seu tempo em casa. Para tanto, empresas e gestores precisam correr para se adaptar e mostrar que a experiência do trabalho presencial está sendo atualizada.

O FORMATO IDEAL DE TRABALHO, PORÉM, VARIA PARA CADA EMPRESA, NICHO DE MERCADO E PERFIL DOS PROFISSIONAIS

As facilidades de contato com colaboradores e de acesso ao sistema da empresa figuram no topo do lista dos gestores, em relação aos principais benefícios para o trabalho presencial nos escritórios. Porém, os esforços para adaptar modelos de trabalho que equilibram produtividade e bem-estar dos funcionários não param por aí:

Novos modelos de gestão remota: estudo publicado pela PwC Brasil com a PageGroup revela que 72% dos gestores apontam que as lideranças adaptaram-se ao trabalho remoto. Por isso, manter a produtividade e motivação das equipes, para o trabalho híbrido, tornou-se mais uma questão de “como” ao invés de “se”, à medida que o mesmo deve ser customizado para o nicho de mercado da empresa.

Valorização do tempo dos colaboradores: o clássico “esse call poderia ter sido um e-mail” ganha cada vez mais força. A lógica de evitar participações desnecessárias em reuniões remotas também vale para os encontros presenciais. É importante fazer o colaborador sentir que sua participação ali é fundamental, útil e produtiva.

Trabalho flexível não é trabalho ininterrupto: estudo publicado pela Microsoft, com dados do aplicativo Teams, mostrou que reuniões remotas fora do horário de expediente aumentaram 28% durante a pandemia. Estabelecer limites para tais práticas é essencial para os colaboradores, afinal ninguém quer interromper o jantar por causa de um call, certo?

Cultivar relacionamentos é essencial: outro dado vindo do estudo PwC/PageGroup mostra que apenas 58% dos trabalhadores híbridos conseguiram manter seus vínculos com os demais membros da equipe. Ou seja, investir na integração do time é fundamental para garantir a construção de relacionamentos. Em outras palavras: partiu happy hour!

Os desafios para o trabalho híbrido estão longe de serem simples, e a velocidade que a vida no escritório tem mudado pode atordoar os mais experientes dos gestores. Porém, manter em vista as expectativas e necessidades dos colaboradores sempre irá configurar como uma peça-chave para resolver esse quebra-cabeça.

E para garantir que tais planos funcionem, conte com a Blocktime para receber sua empresa com toda infra-estrutura e benefícios que um coworking pode gerar para sua equipe, no bom e velho trabalho presencial de (quase) todo dia.


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.