Dicas de ergonomia no escritório

Ciência ou norma regulamentadora? Confira todas as faces da ergonomia no ambiente de trabalho. Pode já ir endireitando a coluna – hoje vamos falar de ergonomia. Spoiler: ela vai bem além da postura correta para trabalhar. Pense rápido! Qual a diferença entre o jóquei, a bailarina e o baterista? Calma, não é uma piada ruim:

31 de março de 2023

Ciência ou norma regulamentadora? Confira todas as faces da ergonomia no ambiente de trabalho.

Pode já ir endireitando a coluna – hoje vamos falar de ergonomia. Spoiler: ela vai bem além da postura correta para trabalhar.

Pense rápido! Qual a diferença entre o jóquei, a bailarina e o baterista?

Calma, não é uma piada ruim: todos precisam manter uma postura impecável para executar seus movimentos com perfeição. Mais do que estética ou pose, a compostura previne também possíveis problemas de saúde para aqueles que realizam movimentos repetitivos ou que envolvem cargas consideráveis de peso.

E engana-se quem pensa que um confortável trabalho de escritório está livre dos males do corpo. Por isso existe a ciência da ergonomia.

O que é a ergonomia?

Você sabia? A palavra ergonomia vem da junção das palavras gregas “ergon”, que significa trabalho, e “nomos”, que significa leis. Sim, este blog é cultura demais (eu pesquisei no Chat GPT, confesso).

Ou seja, em linhas gerais a ergonomia é uma ciência que estuda os procedimentos entre os profissionais e seus ambientes de trabalho, de modo a garantir a segurança e saúde dos colaboradores. E claro que isso é de interesse também das empresas (alô, RH).

O nome do jogo aqui são os riscos ergonômicos – quando determinados hábitos comportamentais podem prejudicar a saúde dos profissionais ao longo prazo, incluindo aspectos físicos e psicológicos.

Os benefícios valem para os dois lados

A ergonomia, como você deve ter pensado, funciona como uma via de mão dupla. Se por um lado os colaboradores têm saúde física e psicológica preservada, o que aumenta a qualidade de vida desses funcionários, as empresas também saem ganhando com uma palavrinha mágica: produtividade.

Colaboradores em boas condições de saúde irão performar melhor, o que permite ganhos na capacidade produtiva dos mesmos, além de melhorias na qualidade e velocidade de entrega dos jobs. O famoso ganha-ganha, certo? Mas são os líderes (e o departamento de recursos humanos) os responsáveis por garantir que todos estejam ergonomicamente bem. 

É aí que entram as diretivas da Norma Regulamentadora 17.

Leia também! Corpo e mente agradecem: dicas de saúde no trabalho

O que é e o que diz a n17?

A ergonomia no trabalho é, antes de tudo, uma exigência legal. Criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ela define o que é e como aplicar tal conceito no ambiente de trabalho. Seu primeiro parágrafo já atesta: 

Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho.

Tudo para reduzir os riscos ergonômicos e potenciais doenças ocupacionais, certo? 

Por isso, bora sair desse mundo teórico e colocar na prática alguns hábitos que nós, que trabalhamos em escritórios (ou coworkings fantásticos como a Blocktime – momento publi) precisamos nos atentar.


Ergonomia no escritório: dicas práticas

Primeiramente, podemos começar com a cadeira que você está sentado (ou irá estar sentado) no trabalho. 

A altura dela está ideal? Uma dica é garantir que seus pés estejam sempre apoiados no chão. Isso garantirá uma postura estabilizada e uma coluna reta. Nada de sentar “derretido” na cadeira, com os ombros na altura da mesa!  Além disso, seus olhos devem estar na altura do monitor ou tela do seu computador, combinado? 

Outro ponto importante é sobre as pausas. Ficar o dia inteiro trabalhando na frente do computador pode gerar consequências físicas para o seu corpo, que podem evoluir para Lesões de Esforços Repetitivos (LER), se não houver prevenção. Por isso, aproveite a pausa do cafezinho para esticar as pernas e descansar a vista.

Além disso, é importante respeitar o limite do seu corpo – e mente – em relação às horas trabalhadas. Em quaisquer sinais de cansaço, dor ou qualquer desconforto, procure um médico.

Pronto para colocá-las em prática?

E aí, gostou das dicas? Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como este e, se quiser um novo espaço para sua empresa, conte com a Blocktime Coworking!

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João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.