Trabalhar ao ar livre é vantajoso e traz inúmeros benefícios. Encontre o espaço ideal para você!

Veja como o trabalhar ao ar livre pode ser uma excelente opção para quem procura unir eficiência e bem-estar.

31 de janeiro de 2023

Veja como o trabalhar ao ar livre pode ser uma excelente opção para quem procura unir eficiência e bem-estar

Atualmente, principalmente depois do retorno das atividades presenciais após período de isolamento requerido pela pandemia do COVID-19, a procura por espaços de trabalho diferentes tem se intensificado. O modelo convencional de escritório não é mais a única opção e muitos tem buscado dar aquela respirada na alternativa de trabalhar ao ar livre!

A tendência do escritório outdoor tem aumentado entre os fãs do trabalho remoto/ híbrido por conta das sensações positivas que os ambientes externos podem promover não só para a saúde física como mental. 

É por isso que as pessoas e as empresas estão buscando alternativas em lugares diferentes, que vão além do trabalho em casa. Trabalhar ao ar livre é uma ótima opção e traz vários benefícios para as pessoas. Quer saber como? Acompanhe o que preparamos a seguir.

Como é o trabalho ao ar livre?

Por muito tempo, a única opção de trabalho, ou pelo menos a mais aceita, era o tradicional dia a dia nos escritórios, ou lugares especialmente projetados para isso. Ao longo dos anos a flexibilidade ganhou relevância e algumas empresas começaram a inserir na jornada de trabalho dos colaboradores alguns espaços de lazer (salas de descanso, descompressão, jogos) e assim, foi possível, além de descansar, ter algum entretenimento durante as pausas. 

Com a pandemia e a necessidade de fechar muitos desses escritórios de forma temporária, outros até permanentemente, o trabalho passou a ser realizado em casa. E depois de tantos meses nessa configuração que pegou tantas pessoas de surpresa, a necessidade de novas alternativas para melhorar os espaços de trabalho aumentou muito.

É aí que trabalhar ao ar livre se tornou uma opção bastante procurada. Mas, para que isso aconteça da melhor forma, é preciso mais do que apenas sair de casa e considerar qualquer lugar como ideal. Para executar o trabalho com a mesma qualidade que os escritórios oferecem é necessária uma estrutura básica e alguns elementos essenciais.

Imagem mostra mesa de espaço compartilhado da Blocktime Coworking

Quais são as alternativas para trabalhar ao ar livre?

Se você ainda está em dúvida de quais as opções para trabalhar ao ar livre, saiba que algumas delas não precisam ser tão inovadoras assim. Você pode usar o espaço de uma biblioteca ou  um café, por exemplo, pois são lugares que contam com mesas de apoio e conexão com a internet, condições necessárias para desempenhar grande parte das tarefas.

Em lugares onde os parques e as praças também contam com estrutura semelhante, é possível escolher um cantinho ideal para dar vazão às tarefas e responsabilidades do dia a dia, além de aproveitar a beleza natural do local. Assim, você está em contato ainda maior com espaços abertos e com a natureza. 

É por isso que os espaços de coworking, pensando nessa nova configuração que as pessoas estão buscando, têm se adaptado de forma a atender as principais exigências nesse sentido. Dessa forma eles podem oferecer tanto os benefícios de estar ao ar livre, quanto o conforto que um escritório pode proporcionar.

E quais os benefícios?

Não é novidade que todo mundo precisa de tempo ao ar livre, em contato com a luz do sol, porque isso faz bem para a saúde (ativa a famosa vitamina D, que é fundamental para várias coisas no corpo funcionarem bem, inclusive deixar a nossa imunidade em alta). Isso sem esquecer dos benefícios para a nossa saúde mental.

Passar tempo ao ar livre pode promover uma maior sensação de bem-estar, reduzir o estresse, estimular a criatividade, a produtividade e aumentar o foco e a atenção. Ou seja, é tudo de bom! 

E mais, pode ajudar na redução da pressão sanguínea, ajuda a combater a depressão e a ansiedade,  apoia na diminuição da fadiga e das inflamações.  

Quem passa a maior parte do dia trabalhando em locais fechados perde a oportunidade de ter esse contato diário com a natureza, o que pode trazer prejuízos a médio e longo prazo.

Com as restrições da pandemia, muitas pessoas se preocupam em estar trabalhando de forma segura, com distanciamento, em locais arejados, seguindo todas as medidas sanitárias indicadas para evitar a transmissão de doenças como o COVID ou a gripe. É por isso que os espaços ao ar livre têm sido uma ótima opção.

Imagem mostra home e mulher com cachorro no colo em espaço aberto da Blocktime Coworking

Procurando um coworking em Pinheiros? Temos o lugar ideal para você

Na Blocktime Coworking você pode encontrar essas facilidades tanto na unidade Heroes quanto na Urban, ambas no bairro de Pinheiros. E mais: a unidade Heroes é pet friendly! Nada mais contato com a natureza do que estar com seu pet em um espaço seguro e confortável, enquanto trabalha sem preocupações.

Já a unidade Urban tem um jardim de descompressão, uma área compartilhada ao ar livre que pode ser excelente para os momentos de descanso. E nas duas unidades é possível aproveitar os benefícios de trabalhar além das paredes fechadas dos escritórios e salas de reuniões.

Assim você pode contar com toda a estrutura necessária para trabalhar com conforto e praticidade, além de desfrutar de momentos de conexão com a natureza que vão ajudar a desenvolver suas tarefas de forma mais leve e feliz. Afinal de contas, o seu bem-estar é uma parte muito importante.

Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando a gente por aqui! Nós da Blocktime Coworking amamos uma novidade compartilhada! #vemblockar com a gente!

Leia também

João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.