Tendências para podcast em 2023

Se em 2022 os podcasts e mesacasts tiveram seu “boom”, o mercado deve acompanhar essa tendência neste ano. Separamos algumas das tendências para esse formato de áudio cada vez mais popular no Brasil e no mundo. Confira abaixo!  Basta abrir o Instagram ou Tiktok e pronto: em algum tempo scrollando, você irá se deparar com

17 de março de 2023

Se em 2022 os podcasts e mesacasts tiveram seu “boom”, o mercado deve acompanhar essa tendência neste ano.

Separamos algumas das tendências para esse formato de áudio cada vez mais popular no Brasil e no mundo. Confira abaixo! 

Basta abrir o Instagram ou Tiktok e pronto: em algum tempo scrollando, você irá se deparar com um conteúdo originado de um podcast ou mesacast. Parece familiar? Pois não é por acaso. 

Seja para ouvir episódios completos ou só para acompanhar alguns “cortes” nas redes sociais, os podcasts e mesacasts já fazem parte do conteúdo de qualquer bípede com acesso à internet.

O sucesso do formato tem angariado cada vez mais seguidores, e claro que as marcas estão de olho nessa tendência de conteúdo para 2023.

E se você não quer ficar de fora (momento publi) venha conhecer a Sala Viúva Negra, da Unidade Heroes da Blocktime, que possui toda a infra estrutura para produzir e gravar seus próprios podcasts ou mesacasts.

Uma espiadinha na sala viúva negra (unidade heroes)

A Sala Víuva Negra foi concebida graças a uma parceria muito especial com a galera da Tumpats. Ela conta com internet de alta performance e ar-condicionado, além de toda infraestrutura necessária para o seu podcast. Olha só!

Agora que já tivemos nosso momento publi (não podia deixar passar a oportunidade), bora conferir algumas tendências para o universo do podcasts, agora em 2023, segundo levantamento da CoHost. Vamos lá!

1 – Foco nos apresentadores do podcast

Mais do que criar um podcasts ou mesacast, ter um host de qualidade para apresentá-lo é essencial. Ele ou ela serão a “cara” do seu podcast, além de serem responsáveis por guiar as perguntas aos entrevistados.

E acredite: elas norteiam um roteiro muito bem planejado. Afinal, o conteúdo e o posicionamento que você busca serão afetados pelos tópicos abordados pelos convidados do seu podcast.

Por isso, a contratação de apresentadores e roteiristas deve ser mais concorrida agora em 2023. Escolha bem! 

2 – Autenticidade como chave do sucesso

A popularização dos podcasts trouxe mais concorrentes no mercado.

Por isso, diferenciar-se pela qualidade é um fator essencial para a sobrevivência nesse mercado. Ou seja, se seu podcast só existe para aproveitar o sucesso desse formato, os consumidores darão prioridade àqueles que trazem informação de qualidade e autenticidade.

Para isso, um bom planejamento garantirá os hosts, convidados e tópicos adequados ao produto final que você busca no seu podcast.

3 – Podcasts no marketing omnichannel

Foi-se o tempo que os podcasts orbitavam em seu próprio universo. Agora é hora de divulgá-lo nos diversos canais de comunicação que sua marca possui, e torná-lo uma ferramenta relevante para o marketing da sua empresa.

Leia também! 3 plataformas para os apaixonados por podcasts

Em 2023, produza seu podcast aqui na blocktime

O que está esperando para produzir seu podcast ou mesacast? 

Se você chegou até aqui, com certeza achou interessante a Sala Viúva Negra, que fica na nossa Unidade Heroes. Acertei? Então agende agora uma visita conosco!

Unidade Heroes: Rua Galeno de Almeida, 188, Pinheiros – próxima à estação Sumaré da Linha Verde

Continue acompanhando o Blog da Blocktime para mais informações e novidades sobre o universo dos podcasts. E se quiser saber mais sobre a Sala Viuva Negra, confira o perfil do Instagram da Blocktime Coworking (@blockcoworking).

Leia também

João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.