Imagem mostra duas mulheres jovens conversando e rindo enquanto olham para o computador

Escritório privativo como serviço: o futuro dos ambientes de trabalho

Entenda com a Blocktime Coworking como o escritório privativo evoluiu: mais do que um espaço, agora ele é uma experiência Já pensou em ter um escritório privativo como um serviço de streaming que, em vez de filmes e séries, entrega tudo que você precisa para trabalhar com conforto, produtividade e liberdade? É mais ou menos

23 de abril de 2025
Imagem mostra duas mulheres jovens conversando e rindo enquanto olham para o computador

Entenda com a Blocktime Coworking como o escritório privativo evoluiu: mais do que um espaço, agora ele é uma experiência

Já pensou em ter um escritório privativo como um serviço de streaming que, em vez de filmes e séries, entrega tudo que você precisa para trabalhar com conforto, produtividade e liberdade? É mais ou menos isso que está por trás da ideia de “Workplace as a Service” (WaaS), ou em bom português: o local de trabalho como serviço. 

Nesse novo modelo, empresas deixam de investir altos valores na compra, reforma e manutenção de escritórios fixos para contratar soluções flexíveis, completas e sob demanda, como um escritório privativo dentro de um coworking.

E se você ainda não tinha pensado nisso, a Blocktime Coworking está aqui para abrir essa janela de possibilidades. No artigo de hoje, vamos te mostrar como o escritório privativo como serviço está transformando o futuro do trabalho.

Bom, você já sabe que aqui na Block nós gostamos de proporcionar experiências marcantes. Então, a nossa recomendação é: pegue um café, um chá, ou qualquer bebida da sua preferência, se acomode de um jeito confortável e venha acompanhar com a gente o conteúdo de hoje! 

Imagem mostra três pessoas trabalhando. Uma mulher loira está de pé e os outros dois são homens, um de pele clara e outro de pele escura. Estão conversando e rindo.

Escritório privativo e a ideia de local de trabalho como serviço

Você com certeza já se conectou com esse formato e talvez nem saiba. A inspiração vem de um conceito muito usado na tecnologia: Software as a Service (SaaS). É o mesmo raciocínio que fez empresas como Netflix e Spotify transformarem a forma como consumimos entretenimento. 

No mundo dos escritórios, a ideia é parecida: você não precisa mais investir em um espaço próprio e arcar com todas as despesas e burocracias. Em vez disso, contrata um espaço de trabalho que já vem equipado, decorado, com internet rápida, café fresco e até recepção personalizada. E tudo isso em uma localização atrativa para o usuário, como por exemplo, no coração de Pinheiros

O que é um escritório privativo dentro de um coworking?

No modelo de coworking, existem vários formatos de uso. Desde espaços compartilhados, até as salas de reunião e os escritórios privativos. 

A sala privativa ou escritório privativo é uma opção perfeita para empresas que precisam de mais confidencialidade, foco e personalização, mas que ainda assim querem manter a praticidade e a economia que o coworking oferece.

Aqui na Blocktime, oferecemos escritórios privativos sob medida para empresas de todos os tamanhos. Com estruturas prontas para uso, você não se preocupa com limpeza, mobiliário, manutenção ou infraestrutura. Tudo está incluído no pacote.

Imagem mostra espaço da Blocktime Coworking chamado de Batcaverna. Um espaço de vários usos, com mesas, cadeiras para palestras ou eventos.

Dados que mostram a força do modelo WaaS

De acordo com o relatório The Future of Work da CBRE (2024), mais de 64% das empresas globais planejam reduzir ou flexibilizar seus escritórios nos próximos três anos. Ainda segundo o estudo, 71% delas pretendem adotar algum modelo de trabalho híbrido, o que torna espaços flexíveis, como escritórios privativos em coworkings, uma solução altamente vantajosa.

Outro dado relevante vem da AllWork.Space (2025): empresas que adotaram o modelo de “workplace as a service” reduziram em média 32% dos custos operacionais com infraestrutura, além de registrarem aumento de 21% na satisfação das equipes com o ambiente de trabalho.

Escritório privativo: flexibilidade com privacidade

O grande diferencial do escritório privativo está na possibilidade de manter a identidade da empresa, mesmo estando em um ambiente de coworking. Com acesso exclusivo, chave ou biometria, é possível montar uma “sede sob demanda”, com o conforto de um escritório tradicional e a dinâmica moderna do modelo de trabalho híbrido.

E isso é vantajoso para diversas empresas: tanto as em fase de crescimento, startups, escritórios de advocacia, consultorias e profissionais autônomos, quanto para as organizações mais consolidadas, que mesmo assim, precisam de um endereço comercial bem localizado, sem os custos fixos de um contrato convencional.

Sala de reunião Mulher Maravilha

Sala privativa não é sinônimo de isolamento

Um erro muito comum é pensar que quem está em um escritório privativo não tem a possibilidade de interagir com a comunidade do coworking. 

Aqui na Blocktime a conexão acontece de forma natural. A área comum é um convite ao networking e nossos eventos são pensados para gerar trocas entre diferentes perfis profissionais. Além disso, estar em um ambiente onde outras empresas estão se desenvolvendo cria um ecossistema de inspiração e colaboração, não é mesmo?

O coworking como modelo de negócio evoluiu muito nos últimos anos. Hoje, não estamos falando apenas de espaços compartilhados. A ideia do WaaS trouxe para o centro da discussão a necessidade de entregar experiências completas de trabalho. 

Um estudo da JLL (2024) apontou que 67% das pessoas colaboradoras preferem trabalhar em locais que ofereçam serviços adicionais, como cafeteria, salas de descompressão, suporte técnico e atendimento personalizado. E isso é exatamente o que oferecemos aqui na Blocktime.

O modelo híbrido precisa de espaços flexíveis

Nós já sabemos: trabalho não é mais sinônimo de um lugar fixo. Segundo pesquisa do Microsoft Work Trend Index, 74% da força de trabalho quer manter a flexibilidade de local e horário, mesmo com o retorno ao presencial. 

E isso exige novos formatos, como a possibilidade de ter um escritório privativo alguns dias por semana ou alugar uma sala privativa para reuniões estratégicas.

Na Blocktime, a flexibilidade é a regra. Você escolhe quando e como usar seu espaço, de acordo com a demanda da sua empresa e da sua equipe.

Escritório privativo em Pinheiros: mobilidade e infraestrutura

Pinheiros é um dos bairros mais bem localizados e conectados de São Paulo. Com estações de metrô, ciclovias, linhas de ônibus e fácil acesso às principais vias da cidade, estar em um escritório privativo por aqui é sinônimo de praticidade. Além disso, a região é cercada de opções gastronômicas, culturais e de serviços.

Na Blocktime, além de toda a estrutura funcional, você encontra uma decoração que inspira e uma atmosfera que faz você querer trabalhar aqui todos os dias.

Temos falado muito por aqui que o futuro é de quem escolhe flexibilidade. O mundo do trabalho mudou. E não estamos falando apenas do home office, mas de um novo jeito de pensar o espaço onde trabalhamos. 

O modelo de escritório privativo como serviço prestado une o melhor de dois mundos: a estrutura e segurança de um escritório tradicional, com a dinâmica leve e moderna do coworking.

Se você busca um espaço profissional, bem localizado e pronto para receber sua equipe, conheça os escritórios privativos da Blocktime Coworking. O futuro é agora, e ele é feito de flexibilidade, conexão e boas escolhas. Afinal, se você pode ter tudo isso em um só lugar, por que escolher menos?

Venha nos conhecer, agende uma visita! Gostou do conteúdo de hoje? Esperamos ter ampliado o seu conhecimento, afinal compartilhar espaços é também compartilhar saberes. Até a próxima!

Leia também

João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.

whatsapp icon