Dicas de boa vizinhança: 05 regras importantes para um bom convívio no espaço de coworking

Entenda como aproveitar o espaço de coworking da melhor maneira e focar na sua produtividade, networking e evolução profissional e pessoal

08 de outubro de 2022

Entenda como aproveitar o espaço de coworking da melhor maneira e focar na sua produtividade, networking e evolução profissional e pessoal

A tecnologia está mudando a dinâmica do mundo. Não é à toa que o número de pessoas que optam por exercer as atividades profissionais remotamente, têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Nesse contexto, a flexibilidade de tempo e espaço acaba criando as condições perfeitas para quem opta por um espaço de coworking.

No entanto, algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre esse tipo de ambiente e se ele favorece ou não a produtividade. E, se esse também é seu questionamento, estamos aqui para te tranquilizar.

A Blocktime Coworking selecionou as 05 principais regras de convivência para comprovar que, independente da sua atuação profissional, é possível encontrar a paz em um ambiente compartilhado.

Mas, antes de começarmos, você deve estar se perguntando: por que escolher um coworking? Nossos espaços falam sobre liberdade. Aqui na Blocktime você vai descobrir o novo por meio das diferenças: das empresas, dos negócios, dos relacionamentos, dos contextos e, principalmente, das pessoas. É viver um novo estilo de vida livre de amarras. Aqui, favorecemos conexões de trabalho verdadeiras, inovadoras e inspiradoras. É isso que você busca? Então vamos às regras de convívio para tornar tudo isso ainda melhor. 

  1. Espaço de coworking não é terra de ninguém

O fato de um coworking contar com ambientes descontraídos e gente legal não significa bagunça. Existem regras que devem ser seguidas para garantir que o trabalho de todo mundo seja realizado com sucesso.

Uma das primeiras informações que você receberá quando chegar na Blocktime Coworking serão as nossas regras de bom convívio. Claro que, além delas, existe o fator “bom senso” que se aplica a qualquer situação de relacionamento interpessoal.

  1. Não precisa fazer silêncio absoluto, mas conversar demais também não rola

Lembre-se de que a sala compartilhada foi criada justamente para que seja possível trabalhar com tranquilidade, descontração e infraestrutura adequada. Assim como você, outros coworkers precisam se concentrar em suas atividades.

Não tem necessidade de ficar em silêncio, controlando a respiração para não atrapalhar os colegas. Mas também não precisa ficar falando o tempo inteiro, em um tom de voz que cause incômodo.

Encontre o equilíbrio e busque conversar num volume que não tire a concentração das outras pessoas.  A interação será demorada? Precisa atender uma ligação? Existem áreas reservadas para isso.

Fazer networking é muito bom e o espaço de coworking pode abrir portas para novas amizades e parcerias profissionais. Só tome cuidado para não ficar puxando conversa toda hora.

  1. Providencie seu kit coworker

O espaço de coworking oferece toda infraestrutura de que você precisa para trabalhar. Basicamente, você só precisará levar seu notebook. Evite levar objetos não essenciais para sua estação de trabalho.

Fones de ouvido também são bem-vindos. Caso você precise efetuar ligações, ouvir música ou assistir vídeo, use esse acessório para não atrapalhar as outras pessoas. Só cuidado com a altura do volume para não prejudicar a sua audição.

Imagem de meme do Chico Buarque

Se você se preocupa com o meio ambiente, traga sua caneca ou garrafinha de água. Isso evita o uso de copos descartáveis, que, como você já sabe, poluem mares, rios e colocam a vida de animais que vivem nesses habitats em risco.

Aqui na Blocktime Coworking, por exemplo, não usamos copos descartáveis e agora, nesse “novo normal”, adotamos algumas regras importantes: a campanha do adote a sua caneca ou copo. Assim, ninguém precisa ficar compartilhando esses objetos com outros residentes.

  1. Precisa usar as salas de reunião? Respeite os horários

A Blocktime Coworking conta com salas de reunião equipadas e prontas para serem usadas por todos os coworkers. Elas possuem linha telefônica, projetor multimídia, ar condicionado, quadro branco e TV.

Caso precise utilizar, faça o agendamento com nossa equipe administrativa. Respeite o horário de entrada e saída nesses ambientes para não atrapalhar quem reservou antes ou depois de você.

Outra possibilidade é o agendamento online. A Blocktime possui um sistema de agendamento (Cobot) onde cada empresa tem seu usuário e consegue fazer a reserva sozinho, verificando a disponibilidade das salas. Super simples!

Faça um roteiro da reunião para ter uma noção do tempo que será necessário para que tudo seja discutido. Assim, você não corre o risco de ter que parar na metade porque o período acabou.

  1. Socialize com respeito e empatia

Como a gente já disse, o espaço de coworking é ótimo para quem gosta de se relacionar, trocar experiências e ideias. Aproveite os ambientes de descompressão para fazer amizades, conversar sobre coisas aleatórias ou fechar negócios.

Respeite a cultura, as crenças e o estilo de vida dos outros coworkers. Identificou algum comportamento que não se adequa ao local de trabalho? Informe à equipe gestora do coworking para que as devidas providências sejam tomadas.

Por fim, participe dos eventos realizados no local. Sempre tem algum workshop ou palestra que possa te interessar. Mas, não só de trabalho se vive, não é? Aproveite para descontrair com o pessoal de inúmeras áreas profissionais. Boas conversas sempre existirão por aqui!

Imagem dos personagens da turma do Chaves

Já deu pra perceber que, no quesito organização e regras, a gente não deixa a desejar, certo? Aqui na Blocktime, a gente está sempre em busca de inovação para que o espaço de coworking seja o mais confortável possível para todos.

Por isso, se você chegou até aqui e está se perguntando: Por que escolher a Blocktime Coworking? É simples. Somos uma comunidade engajada, estamos localizados na melhor região de São Paulo, no bairro de Pinheiros, próximo a estações de metrôs conhecidas e ao lado de grandes pontos turísticos. Além disso, estamos nos reinventando o tempo todo para oferecer infraestrutura, segurança, comodidade e qualidade a quem usufrui dos nossos ambientes. 

Então, aproveite: Agende uma visita e venha conhecer de perto o que podemos fazer por você neste novo normal.

Leia também

João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.