Como atrair e fidelizar clientes para o seu coworking – 03 dicas de sucesso

Como atrair e fidelizar clientes para o seu coworking? Confira quais são os principais atrativos que devem compor esse tipo de negócio.

26 de dezembro de 2022

Confira com a Blocktime Coworking quais as principais estratégias voltadas para como atrair e fidelizar clientes para o seu coworking. 

No Brasil, o mercado dos coworkings é uma realidade cada vez mais presente. São mais de 1400 espaços de trabalho compartilhado espalhados pelo território nacional, utilizados por mais de 200 mil pessoas. 

Isso é reflexo das modificações pelas quais o mercado de trabalho tem passado. O novo cenário corporativo conta com profissionais que estão reinventando sua força de atuação e as políticas empresariais, sobretudo no quesito praticidade. 

Esse novo formato acaba gerando uma nova oportunidade que faz com que os coworkings se estabeleçam como uma solução viável de apropriação diferenciada do espaço de trabalho. 

Mas, como atrair e fidelizar clientes para o seu coworking? Bom, isso é pautado em 3 fatores importantes: networking,  ambiente e flexibilidade. É nesses elementos que você deve focar se deseja atrair clientes e se destacar no cenário competitivo. 

Diante disso, a Blocktime Coworking traz para vocês 03 principais estratégias, baseadas nesses fatores essenciais que irão te apoiar no desafio de como atrair e fidelizar clientes para o seu coworking. Caneta e bloquinho de notas na mão? Então acompanhe com a gente!

Promova contato social – Networking

Uma das principais estratégias está conectada com a interação social, afinal é por meio da conexão com as pessoas que tudo acontece. Um espaço compartilhado possibilita a divisão do mesmo espaço com pessoas de diferentes perfis e atuações.

Isso implica em troca de experiências, networking e ampliação do negócio. Diante dessa realidade, você deve garantir que esse contato seja estabelecido da forma mais natural e descontraída possível. O ambiente precisa proporcionar a integração e interação de maneira fluída e, quando todos se derem conta, já estão conectados.

E mais: o privilégio de poder interagir e dividir experiências com profissionais de outros segmentos e áreas amplia a capacidade de solução de problemas, a habilidade criativa e possibilidade de aprender com o que já foi testado pelo mercado. 

E como possibilitar esse networking? Uma dica é criar um espaço de descompressão, com opções interativas para que as pessoas compartilhem momentos de forma confortável. Outra maneira de promover esses encontros é oferecer cursos, debates, rodas de conversas, workshops ou até mesmo happy hours. 

Garanta que os ambientes supram as necessidades dos clientes – Ambiente

Um dos grandes diferenciais dessa nova realidade do trabalho é que o coworker tem a possibilidade de escolher o seu local de trabalho. Para isso, ele leva em consideração alguns elementos para os quais é preciso estar atento e garantir que ele foque no seu espaço e não no do concorrente.

Localização: O coworking deve ter fácil acesso a partir dos principais pontos da cidade. O ideal é que o cliente tenha diferentes opções de locomoção. Por isso, invista em regiões bem atendidas por ônibus coletivo, metrôs e outros tipos de transporte. Aqui, algo que conta muito também é a reputação e a segurança do bairro;

Ambiente interno: Os espaços internos devem contar com boa luminosidade, ventilação, limpeza e acessibilidade; 

Salas de trabalho: Além das mesas individuais, é importante que o coworking ofereça salas para pequenos grupos, espaços para reuniões e salas para videoconferência e atendimento ao público;

Infraestrutura: Garanta que os ambientes estejam bem equipados com móveis e objetos de qualidade e que possibilitem flexibilidade para diversos formatos de uso durante reuniões, workshops e aulas online . Além de um bom sinal de internet!

Áreas comuns: Os clientes devem contar com copa bem equipada e um espaço para descanso que pode ser utilizado no horário de almoço ou para dar uma pausa nas atividades. Ah! E lembre-se da primeira dica: favoreça a integração entre as pessoas!

Equipe de apoio: Invista em profissionais qualificados para desempenhar os serviços de recepção, segurança, limpeza e manutenção de equipamentos. Os coworkers precisam sentir-se acolhidos, bem atendidos e valorizados pelo espaço de trabalho; 

Ambiente produtivo: Não é em todas as ocasiões que seu cliente desejará interagir com os demais. Estabeleça regras para o bom convívio, sobretudo nas estações de trabalho compartilhadas. Se possível, ofereça cabines ou salas mais reservadas que tenham um tempo menor de uso, para momentos mais individuais, com assuntos confidenciais;

 

Ofereça diferentes opções de horários e planos – Flexibilidade

A flexibilidade de atuação é um dos elementos que caracteriza o perfil do profissional da atualidade. Esse conceito também deve contemplar o horário e o período durante o qual o cliente utilizará o espaço.

Por isso, ofereça horários flexíveis, que fujam dos padrões comerciais. Existem coworkings que funcionam 24 horas. Se você não deseja criar esse tipo de formato, a dica é alongar o horário de fechamento para às 23h, por exemplo.

Seja flexível em contextos excepcionais. Caso seu cliente necessite fazer uma videoconferência com alguém que está em outro país e o fuso horário demandar a atividade de madrugada, por exemplo, ceda o espaço. 

A flexibilidade de planos é outro diferencial que você deve proporcionar. Dê opções de locação do espaço por horas, dias, semanas e meses. Isso gera mais comodidade para o cliente, além de auxiliar com a organização da agenda. 

E aí? Nossas 03 dicas fizeram sentido para você? Temos certeza que elas são o início para que o seu negócio gere diferencial e atraia diversos clientes. 

Se você levar em consideração tudo o que trouxemos detalhado neste artigo, a probabilidade de atrair e fidelizar clientes é muito alta. Quando o coworker questionar se vale a pena investir no seu espaço, ele deve ser capaz de visualizar todos os seus diferenciais e chegar à conclusão de que será o melhor investimento.

Quer mais dicas? Continue acompanhando os nossos conteúdos. O time da Blocktime Coworking adora estar atento às novidades e tendências desse mercado em constante crescimento. Quer conhecer nossos espaços, bater um papo e fazer um bech? Entre em contato com a gente!

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João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.

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