fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
[email protected]
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
[email protected]
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

VOCÊ PRATICA O MINDLESS SCROLLING? PROVAVELMENTE, SIM.

VOCÊ PRATICA O MINDLESS SCROLLING? PROVAVELMENTE, SIM.

DESDE A PANDEMIA, NOSSO CONSUMO DE CONTEÚDO ONLINE AUMENTOU: PASSAMOS MAIS TEMPO DIANTE DAS TELAS.

Em um hábito acentuado durante a pandemia, usar as redes sociais durante horas está longe de ser um comportamento saudável.

Qual a primeira coisa que você faz ao acordar? E a última antes de dormir? 

Se você respondeu “mexer no celular” para ambas perguntas, saiba que você não está sozinho. Sim, eu me incluo nisso: assistir só mais um episódio no Netflix é realmente um hábito antes de pegar no sono.

Tudo isso não é por menos: o uso de redes sociais no Brasil aumentou 54% durante a pandemia (de 6,5 horas diárias para 10 horas), segundo estudo realizado em 2021 por universidades federais brasileiras. Fosse para acompanhar as notícias sobre a Covid-19 ou simplesmente para se distrair dela, nosso tempo diário de tela aumentou em 3 horas e meia.

E mesmo para o pós-pandemia, as notícias não são das mais animadoras: segundo a empresa Nord VPN, em pesquisa realizada em 2022, o brasileiro consome semanalmente 91 horas de conteúdo online. Você se enquadra nesta média?

O USO EXCESSIVO DE REDES SOCIAIS JÁ TEM NOMES: DOOMSCROLLING E MINDLESS SCROLLING.

Alguns termos em inglês já alcunham esses comportamentos de consumo desenfreado de conteúdo online. No caso de uma busca incessante por notícias acerca de um tema ruim ou catastrófico (como foi o caso da Covid-19), é o chamado Doomscrolling. Em uma tradução livre, seria algo como “rolagem da tragédia”. 

Já para o consumo robótico e automático de conteúdo online, principalmente para as redes sociais, quando estamos sequer focados na tela, é o chamado Mindless Scrolling. Algo como “rolagem negligente”.

Em ambos casos, o conteúdo em si não é o principal: apenas condicionamos nossa mente em continuar scrollando o feed de notícias, ainda que já estejamos inteiramente bem-informados ou entretidos.

 

ENTÃO QUE TAL REDUZIR UM POUCO O USO DO CELULAR?

Usar o celular até perdermos a noção do tempo é definitivamente um comportamento que está longe de ser saudável. 

Por isso, a mudança de alguns hábitos (como definir um tempo diário de uso do celular ou mantê-lo longe do seu alcance em determinados momento do seu dia), assim como o uso de aplicativos para reduzir o tempo diário de tela (como o Flipd e o Moment) são boas opções.

E você? Concorda que temos passado muito tempo no celular? Acompanhe o blog da Blocktime para mais dicas de produtividade!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.