Problemas em coworking: 09 situações que você precisa evitar

Muitos problemas em coworking? Sabemos que alguns podem até levar a ações mais sérias, como perda de clientes. Decubra como evitá-los!

18 de dezembro de 2022

Acompanhe com a Blocktime Coworking como evitar os principais problemas em coworking e fazer do seu local um sucesso

Antes de mais nada, vamos combinar: gerenciar qualquer negócio não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando se trata de um universo que envolve uma infinidade de estruturas, processos, pessoas e empresas. Problemas em coworking são muito comuns, mas com planejamento e proatividade tudo isso pode se transformar num grande aprendizado e modelo de sucesso.  

O coworking é um modelo de negócio que surgiu com o objetivo de facilitar a vida de profissionais e empresas em vários aspectos. A versatilidade e a praticidade que esse espaço oferece têm atraído cada vez mais adeptos. Para as empresas, tornou-se uma opção mais econômica e prática e para os colaboradores, uma flexibilidade e oportunidade de se conectar com profissionais diversos. 

E, para que tudo aconteça em harmonia, gerando satisfação a todos os clientes e um índice mínimo de problemas em seu coworking, nós da Blocktime separamos 09 pontos de atenção que podem te ajudar a evitar algumas dores de cabeça desnecessárias. Afinal, o que todos nós queremos no final, são avaliações e recomendações com notas excelentes! Bloco de notas aberto? Acompanhe com a gente! 

  1. Falta de planejamento

Um dos principais problemas em coworking enfrentados pelos donos é a falta de um planejamento consistente. Para manter uma estrutura organizada e funcionando de uma forma efetiva é preciso um estudo de mercado aprofundado, além do fortalecimento dos diferenciais do seu negócio. 

Para a sustentabilidade é necessário um plano de negócios profissional, com processos, direcionadores e fluxos detalhados. Existem diversas consultorias, cursos e materiais disponíveis para consulta e estudo. Lembre-se: o cliente precisa se sentir seguro, observar a organização e  a funcionalidade do espaço no dia a dia.

  1. Não contar com variedade de planos

Uma das premissas dos espaços de coworking é a flexibilidade. E essa característica deve aparecer em diversas frentes, principalmente na oferta de planos. 

Mesmo que o espaço tenha sido desenvolvido para um público específico, será frequentado por uma infinidade de profissionais, com realidades de negócio, segmentos e estilos de vida diferentes. 

Por isso, contar com apenas uma opção de  pagamento é um dos problemas que devem ser evitados. É preciso ter em mente que os perfis dos clientes e suas respectivas necessidades são variados. 

É imprescindível a flexibilidade de planos. Os espaços podem ser locados por um valor pago por horas, dias ou a partir de uma mensalidade, dependendo das exigências de cada cliente. 

  1. Não oferecer ambientes diferenciados

Quando a “febre de coworkings” começou, uma das características que mais gerava atração era a variedade, infraestrutura, beleza e descontração dos espaços. 

Diante disso, você precisa investir em espaços que possibilitem atender às diversas necessidades de todos os possíveis clientes: espaços coletivos, salas de reunião, salas individuais, salas para interação, salas para atendimento ao público, ambientes para condução de cursos e palestras etc.

Além disso, promova estações de trabalho com infraestrutura de qualidade (ar condicionado, banheiros, mobiliário etc) que atenda todas as possíveis necessidades dos clientes, tudo muito bem equipado e com conforto. 

  1. Falta de segurança é um dos problemas em coworking

Medidas de segurança devem fazer parte de toda infraestrutura do coworking. Nesse quesito, é importante investir em sistemas de alarme, câmera e contratação de profissionais  para esse fim.

A integridade física das pessoas que frequentam esse espaço deve ser levada em consideração. Para isso, é necessário contar com extintores de incêndio, manutenção das redes elétrica e hidráulica e manutenção predial, a fim de evitar acidentes. 

  1. Falta de limpeza e organização

A manutenção dos ambientes é de responsabilidade do gestor do espaço de trabalho compartilhado. Tudo deve estar devidamente limpo e organizado. O ideal é contratar uma empresa especializada nesse serviço e contar com profissionais que, ao longo do dia, retirem o lixo.

Também vale a pena estabelecer algumas regras que devem ser seguidas pelos clientes. É necessário investir em políticas de reciclagem e colaboração para manter os banheiros, copa e área comum limpos. As regras devem estar visíveis para que todos possam ter ciência de sua existência. 

  1. Falhas na internet

Hoje em dia quase ninguém trabalha sem conexão. A maioria das atividades profissionais demanda acesso à internet. Por isso, é fundamental contar com um plano, roteador e sinal de qualidade. Caso ocorram problemas na rede, eles devem ser solucionados em tempo hábil. Já imaginou se, no meio de uma videoconferência em que um cliente está fechando um negócio extremamente importante, o sinal oscila e isso faz com que ele tenha um enorme prejuízo? É melhor não arriscar, não é mesmo? 

  1. Não oferecer suporte multimídia

Linha telefônica de qualidade, tela de projeção, sistema de videoconferência, monitores e caixas de som fazem parte do kit básico de qualquer coworking. Eles devem estar em perfeito estado de funcionamento e com total disponibilidade. 

  1. Equipe operacional despreparada

A equipe de apoio (recepção, limpeza, gestão e suporte técnico) é o cartão de visita do local.  Por isso, é fundamental ter um time preparado, capacitado, proativo e disponível. Os valores, jeito de ser e cultura do negócio precisam ser transmitidos naturalmente por todos, inclusive você! Invista sempre em uma equipe apta para atender e saber lidar com o público diversificado que ocupa o local diariamente. 

  1. Não oferecer áreas de descompressão e copa

Os profissionais que desfrutam do espaço de trabalho compartilhado passam, no mínimo, 8 horas de seu dia nesse local. Em determinados períodos é necessária uma pausa para um cafézinho, para o horário de almoço ou até mesmo para descansar depois de uma atividade estressante.

Por isso, é preciso oferecer um ambiente confortável, com infraestrutura que contemple a descontração e o relaxamento. Além disso, o coworking deve proporcionar uma copa com equipamentos básicos, como microondas e geladeira. Ah! Se tiver café e chá disponíveis, melhor ainda!

Onde encontrar um coworking ideal em São Paulo?

Depois de ler todos os tópicos apresentados, você deve estar se perguntando onde buscar referências de um espaço que esteja de acordo com o que foi descrito. A Blocktime Coworking, além de atender a todos esses quesitos, conta com ambientes personalizados que favorecem o estímulo da criatividade.Nossas duas unidades de coworking em Pinheiros  disponibilizam salas privativas. Ambas estão localizadas em uma região privilegiada de São Paulo. Entre em contato com a agente para fazer um benchmarking, conhecer nossa história e se conectar com nossa rede de empreendedores de coworking! Aproveite para transitar pelos bairros de Pinheiros, Sumaré, Perdizes e Vila Madalena.

Leia também

João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.