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O que é marketing digital? A sua empresa pode estar perdendo vendas se não fizer

Imagem mostra estratégia de marketing digital

O que é marketing digital? A sua empresa pode estar perdendo vendas se não fizer

É preciso que sua empresa promova ações que alcancem e convertam novos clientes e o marketing digital é o caminho mais seguro para isso.

Você já parou para contar quantas vezes usa o buscador do Google diariamente? Seja para obter informações de produtos ou serviços, esse mecanismo de pesquisa não fica sem ser utilizado.

Agora, imagine a frequência de buscas feitas todos os dias ao redor do mundo. Atualmente, antes de efetivar uma compra ou fechar a reserva de um hotel, por exemplo, a maioria dos consumidores busca referências no ambiente online.

Isso quer dizer que, se sua empresa, independente do setor de atuação, deseja se destacar no mercado e ser lembrada de forma positiva, é de extrema importância que investir marketing digital.

Imagem mostra ambiente digital de marketing

 O que é Marketing Digital e por que ele é importante?

Em uma informação bem simplificada, o termo diz respeito ao conjunto de ações estratégicas que são praticadas pelas empresas em ambiente online. Elas são as responsáveis por traçar o caminho propício para que os objetivos para alcançar o público-alvo. 

Sua importância está justamente na capacidade de atrair oportunidades de negócio, gerar relacionamentos e fortalecer a marca. Dessa forma, quando sua empresa investe em marketing digital, ela está propagando seus valores por meio das mídias digitais.

Por estar inserido em ambiente online, ele tem a capacidade de atingir uma quantidade significativa de pessoas. Nesse cenário, estão incluídos aqueles clientes que não têm ideia de que sua marca existe, mas poderão conhecê-la se você oferecer a eles conteúdos de qualidade. 

Vantagens em investir em marketing digital

Antes de apresentarmos quais são as vantagens das quais você desfrutará se investir em marketing digital, é preciso chamar a atenção para uma informação importante. Esse tipo de estratégia em nada tem a ver com postagens de textos, imagens ou vídeos aleatórios.

Ao contrário disso, ela presume um planejamento que passa por várias etapas. O início está no estabelecimento dos valores da sua marca, passando pela criação de persona, escolha das melhores palavras-chave até chegar ao planejamento de conteúdo. 

E o marketing digital não se esgota com a publicação. Na verdade, ela é apenas o pontapé inicial para a realização de uma análise de alcance da marca e conversão de leads. 

Diante de tanta complexidade, você já deve ter notado que se trata de um trabalho que deve ser conduzido por agências especializadas, certo? Dito isso, veja quais são as vantagens do marketing digital para sua empresa:

Presença significativa no ambiente online

Ser presente no mundo digital é sinônimo de oferta de conteúdos que despertam no consumidor a necessidade de saber mais a respeito da sua empresa. 

Imagem mostra ícones das redes sociais

Quando uma pessoa está procurando por um produto ou serviço, a tendência é que ela digite as palavras que resumem o que está sendo buscado. Com a escolha certa dessas palavras e com conteúdo de qualidade, a probabilidade de sua empresa aparecer no topo do buscador é grande. 

Garantia de audiência

O marketing digital te ajuda a chegar aos seus clientes potenciais. Por isso, é importante saber exatamente quem são eles, por onde circulam, quais são os comportamentos, hábitos de consumo, profissão entre outros elementos.

Para conquistar a audiência, você deverá disponibilizar os conteúdos nos ambientes digitais por onde ela circula. Esses espaços possibilitarão que você se aproxime com mais assertividade do público, de forma a pensar em estratégias para fazer com que eles finalizem a jornada de compra. 

Imagem mostra mulher usando notebook

Facilidade na análise de resultados

O marketing digital possibilita que você acompanhe de que forma sua marca, produtos ou serviços estão sendo recebidos pelo público. Com isso, será possível obter informações e dados estatísticos que serão capazes de direcionar as próximas vendas, campanhas ou ações. 

Invista em marketing digital e esteja a frente da concorrência 

Agora que você já tem uma noção a respeito da importância do marketing digital, confira quais são os benefícios que você obterá se contratar uma agência especializada nesse setor: 

Aumento das vendas: Aquela história de “bons e velhos” clientes não precisa ser tão literal. Fidelize os antigos, mas esteja sempre apto para receber os novos.

Posição de destaque: Mais uma frase para definir esse benefício: “quem nunca é visto, nunca é lembrado”. E ela é verdadeira! Melhor ainda é ser visto e lembrado pelos pontos positivos. 

É ganhar ou perder 

Essa ideia de que não faz diferença investir ou não em marketing digital precisa ser desconstruída. Um dos grandes erros que as empresas podem cometer na atualidade é não acompanhar as mudanças e as tendências do mercado.

Por isso, as perdas são bem significativas se você optar por não investir nesse tipo de serviço. Ignorá-lo é perder boas oportunidades, favorecer a concorrência e cair no esquecimento.

Diante disso, é importante que você saiba que os valores aplicados às estratégias de marketing não podem ser encarados como gastos. Eles são investimentos e devem ocupar um lugar especial no orçamento e no plano de negócios. 

Não se esqueça de contratar uma agência especializada nesse setor e confiar nas orientações dos profissionais. Afinal, eles são especialistas e criar as melhores estratégias para que sua empresa atinja os melhores resultados.


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.