06 jan Como empreender em 2020? Não existe fórmula mágica, mas essas dicas vão te ajudar a começar
Tire a ideia da cabeça e faça seu negócio criar forma a partir das melhores estratégias
Você está se pensando empreender em 2020? Se a resposta for positiva, deve ter em mente que o sucesso do seu negócio depende, dentre outras coisas, de um bom planejamento.
Muitas vezes, a ansiedade e a euforia acabam fazendo com que a gente ignore algumas partes que são fundamentais para começar a empreender. Para evitar que isso ocorra, e você inicie seu negócio com segurança e assertividade, confira as dicas que compartilharemos a seguir para empreender em 2020.
Primeiro passo para empreender em 2020: calcule o investimento
Saber quanto de dinheiro será preciso para começar a empreender é o primeiro passo a ser dado para quem deseja criar um negócio com concretude. Um dos grandes erros que os marinheiros de primeira viagem cometem é não contabilizar isso, literalmente, no papel.
É preciso fazer uma tabela com todos os gastos previstos. Isso implica em matéria prima, marketing, computadores, sistema de telefonia, contratação de funcionário, locação de espaço entre outros elementos.
Pesquise os custos fixos e variáveis do seu negócio e veja se você tem capital suficiente para isso. O objetivo é rentabilizar e não criar dívidas e problemas que delas decorrem.
Faça um plano de negócios completo e bem estruturado
O plano de negócios é o roteiro que dará as diretrizes de todas as ações de sua empresa. É ele que permitirá que você tenha uma visão detalhada de todos os processos.
Esse documento deve conter informações a respeito da visão, missão e valores do seu negócio. Ele também deve abranger os riscos e oportunidades, além de sinalizar os custos e lucratividade previstos.
Não se esqueça de detalhar seu público alvo e fazer uma relação dos principais concorrentes de sua empresa. Esses dados são importantes para ditar seus diferenciais e medidas de atração e fidelização de clientes.
Estude o mercado para empreender em 2020
Estudar o mercado implica em descobrir quem e onde estão nossos fornecedores, clientes e empresas que dialogam com o serviço ou produto que estamos oferecendo. É preciso saber qual é o ciclo de vida do que estamos oferecendo para o cliente.
Para isso, é necessário ter noção de todas as etapas que são responsáveis pela pré e pós-venda. Você deve saber onde seu produto circula e quem faz a intermediação do caminho que o conduz até o consumidor final.
Invista em um espaço versátil e econômico
Empreender é uma atividade que segue a tendência moderna de apropriação do mercado de trabalho. Isso significa que o profissional deve ter um comportamento diferenciado diante de seus colaboradores e clientes.
Esse novo modelo de negócio também interfere no espaço físico onde se desempenhará a atividade laboral. Nesse contexto, os coworkings estão aí para nos mostrar de forma concreta o que significa acompanhar as tendências do tempo atual.
Esses espaços contam com versatilidade na apropriação de mesas, salas de reuniões e salas privativas para profissionais autônomos ou pequenos grupos. Outra grande vantagem é a redução de custos com manutenção, contas, recepcionista, segurança, limpeza entre outros.
Se você mora na região de São Paulo e procura por um espaço de trabalho compartilhado em um bairro privilegiado, vale a pena conhecer a Blocktime Coworking.
Localizado na região de Pinheiros, ele possui fácil acesso a partir de vários pontos da cidade. Além das salas compartilhadas, você poderá desfrutar de sala de reunião, espaço para videoconferência, copa e área de descompressão.
Tudo isso com infraestrutura completa e design moderno que incita a criatividade e a organização das suas atividades.
Preparado para empreender em 2020? Com um bom planejamento e investimento na medida certa, seu sonho de ter o próprio negócio será realizado mais rápido do que você imagina.
João Marcos Guirau
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.