fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
[email protected]
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
[email protected]
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Desafios para quem é empreendedor em 2020. O que vem por aí?

Desafios para quem é empreendedor em 2020. O que vem por aí?

Novos modelos de negócios devem estar pautados na inovação, sustentabilidade e apropriação de ambientes versáteis. 

As inovações tecnológicas e digitais proporcionam mudanças positivas no mercado trabalho. Nesse contexto, o empreendedorismo é um modelo de negócio que tem ocupado lugar de destaque quando o assunto é produção e consumo de bens e serviços.

Se você deseja participar de forma mais ativa do universo empreendedor em 2020, confira quais são os desafios que estão por vir. Se prepare para dar uma guinada em sua carreira e colocar sua empresa em lugar de destaque.

Trabalho Remoto 

Se você pretende constituir uma equipe de colaboradores, deve pensar com carinho a respeito do modelo de trabalho remoto.  Esse tipo de relação trabalhista tem sido um ótimo custo-benefício, tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

Você economiza com vale-transporte, vale-alimentação e com despesas diárias de manutenção do espaço de trabalho. Já sua equipe poderá dar uma otimizada na produtividade por conta do bem-estar e do conforto gerados nesse modelo.

Imagem mostra trabalhando remotamente

Caso seja necessário reunir a equipe por determinado período para o desenvolvimento de um trabalho específico ou para realizar reuniões, existe uma opção bem vantajosa: desfrutar de um ambiente de coworking. Sobre ele, falaremos um pouco mais a seguir.

Para garantir a eficácia do seu negócio, é preciso que você esteja informado a respeito dos recursos tecnológicos que garantirão o bom andamento das atividades. Pesquise para saber que aplicativos e sistemas digitais de interação e acompanhamento dos fluxos diários atendem às necessidades da empresa. 

Marketing Digital

Se o seu objetivo é fazer com que sua empresa atinja o maior número de pessoas, é fundamental investir em uma boa estratégia de marketing digital e de conteúdo. Essa ação deve fazer parte do planejamento de seu negócio.

Imagem mostra estratégia de marketing digital em tablet

Não se esqueça de que o conceito de marketing digital é muito mais amplo do que postagens em redes sociais. Por isso, o melhor caminho é contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. 

Mobilidade urbana

Principalmente em grandes cidades como São Paulo, os índices de congestionamento, poluição sonora e emissão de poluentes tóxicos no ar são uma realidade que precisa ser encarada. Por isso, a grande tendência do empreendedorismo para 2020 é investir estratégias assertivas de mobilidade.

A melhor alternativa para esse contexto é instaurar seu local de trabalho em uma região que pode ser acessada por metrô, bike ou outro tipo de transporte compartilhado. 

Essa tendência é promissora, além de garantir na manutenção de uma cidade mais dinâmica, acessível e sustentável.

Networking

Em uma realidade marcada pelo dinamismo das atividades do dia a dia, a prática de networking é de grande valia para que você amplie sua rede de contatos. Essa ferramenta tem se destacado no mercado é uma das tendências para o empreendedorismo em 2020. 

É importante criar uma rede de relacionamentos que não se limite apenas à sua profissão ou função desempenhada. Isso te permitirá conhecer estratégias criativas e soluções eficazes para seu negócio a partir de diferentes olhares e contribuições

Imagem mostra pessoas cumprimentando firmando parceria

Uma diversificada rede de relacionamentos te auxilia a direcionar suas ações de forma mais assertiva em diferentes aspectos. Exemplos disso são estratégias eficazes de relações com clientes, medidas que garante a visibilidade de sua marca entre outros. 

Espaço compartilhado

Nos dias atuais, utilizamos diversas modalidades de economia compartilhada. Empresas de locação de espaços residenciais para períodos de viagens, caronas, entrega de comida, bicicletas entre outras são utilizadas por um grande número de pessoas em seu dia a dia.

Nesse mesmo contexto existem ambientes de coworking dos quais você pode desfrutar para realizar suas atividades profissionais. Eles dizem respeito a espaços destinados a trabalho compartilhado.

Imagem mostra equipe de trabalho em espaço compartilhado

Pessoas de diferentes segmentos realizam suas atividades enquanto convivem com profissionais de diferentes setores.  Essa é, sem dúvida, uma das principais tendências de trabalho empreendedor em 2020

Os benefícios do espaço compartilhado são diversos. Ele é capaz de englobar todas as tendências que mencionamos nos tópicos anteriores pelos motivos que elencaremos a seguir.

Melhor custo-benefício: As despesas relacionadas à manutenção do espaço são divididas. Isso que dizer que você paga um valor mensal para ter acesso aos a wifi, telefonia, recepção, mobília, copa, segurança, limpeza e manutenção, salas de reunião e salas de convivência, além de salas privadas

Localização: O lugar onde está situado espaço deve ser de fácil acesso a partir de vários pontos da cidade. A Blocktime, por exemplo, está localizada em uma região estratégica que agrega os bairros de Pinheiros e Sumaré

Você pode ter acesso a esse espaço utilizando os serviços do metrô, carona compartilhada ou outros tipos de transporte público. Trabalhar e contribuir para a mobilidade urbana é uma das marcas registradas do empreendedor em 2020.

Relações horizontais: A troca de experiências e o aprendizado mútuo são reflexos dos novos modelos de negócio. Isso proporciona maior engajamento, motivação evolução profissional.

Momentos de descontração: A Blocktime conta com um ambiente personalizado para você desfrutar naquele momento em que precisa relaxar.

Ambientes versáteis: Algumas salas que podem ser utilizadas para a realização de eventos, como palestras, workshops, comemorações de datas especiais, happy hours entre outros.

Prepare-se para ser empreendedor em 2020 a partir das melhores estratégias

Como você percebeu, as principais medidas para empreender em 2020 engloba valorização profissional, respeito ao outro e ao ambiente, coparticipação, compartilhamento de ideias e apropriação de ambientes sustentáveis. 

Analise todos esses elementos antes de prosseguir com as diretrizes do seu negócio. Uma empresa inovadora deve estar coerente com as mudanças de comportamentos, não só dos clientes, mas do corpo colaborativo.


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.